fbpx

Substituição de Combustível na unidade de Bocaiúva da Rima Industrial

Substituição de Combustível na unidade de Bocaiúva da Rima Industrial

A atividade do projeto consiste na troca de óleo combustível fóssil por biomassa renovável na planta da Rima Industrial localizada em Bocaiúva, Minas Gerais, Brasil. Essa planta produz magnésio metálico e ligas, tanto em lingotes como em pó, e autopeças, cujos principais consumidores são os setores de aço, alumínio e automotivo.

A primeira etapa do processo é a calcinação da dolomita (CaCO3 + MgCO3) para transformá-la em óxido de magnésio (MgO) e óxido de cálcio (CaO) com Perda por Ignição menor que 0,30%. Desde o início de 2004, Rima vem estudando oportunidades de projetos de MDL, participando de seminários e congressos, tanto no Brasil quanto no exterior e discutindo possibilidades com desenvolvedores de projetos.

Em fevereiro de 2005, o conselho de administração aprovou o projeto de troca de combustível, onde o principal motivador eram as receitas pelos  CERs. As operações foram iniciadas em 1º de abril de 2006. Além da planta de Bocaiúva, a Rima opera duas plantas na região que produzem principalmente ferroligas e silício metálico. Todas as três fábricas possuem fornos que utilizam carvão vegetal como agente redutor.

Mais de três quartos do carvão vegetal consumido nestas fábricas são produzidas nas florestas geridas de forma sustentável da Rima. A Rima possui cinco plantações de eucalipto e pinus em um raio de 250 km, cobrindo 40.000 ha, onde o carvão vegetal é produzido em fornos de pirólise.

Esses fornos foram projetados pela equipe técnica da Rima e são continuamente aprimorados para aumentar a eficiência. Em cada planta industrial, o carvão passa por peneiras para aumentar a eficiência. Em cada planta industrial, o carvão passa através de peneiras a fim de separar os resíduos de materiais com tamanho adequado para a produção de silício metálico e ferroligas.

O projeto de troca de combustível usará os finos, sobras da peneiração, para deslocar o óleo combustível usado no forno de calcinação.

Antes desta atividade de projeto, os finos eram parcialmente vendidos para empresas de cimento, cerâmica e tijolos na região. O projeto está localizado no distrito industrial de Bocaiúva, no norte do Estado de Minas Gerais, região dedicada à metalurgia, mineração, agricultura e silvicultura.

A Rima Industrial S/A emprega mais de 3.000 trabalhadores; 500 estão envolvidos com o manejo florestal e a produção e manipulação de carvão vegetal. A fábrica de Bocaiúva conta com 35 trabalhadores alocados no forno de dolomita e estocagem de matéria-prima.

A empresa é responsável pelo treinamento, manutenção e serviço na tecnologia dos fornos, o que melhora a qualificação da mão de obra local e abre caminho para a contratação ou recrutamento de pessoal qualificado.

Todas as alterações no sistema de queima que permitem o uso de finos de carvão vegetal como combustível foram realizadas pela equipe técnica da Rima, envolvendo uma equipe de 20, composta por engenheiros, desenvolvedores de projetos e operários, e levaram mais de 200 dias úteis para a conclusão do primeira fase.

A segunda fase, prevista para novembro de 2006, compreende a secagem de finos de carvão usando o ar quente do forno, modificações em moinhos e peneiras e instrumentação e controle do forno. A atividade do projeto ajuda o Brasil a cumprir seus objetivos de promoção do desenvolvimento sustentável. Especificamente, o projeto está alinhado com os requisitos de MDL específicos do país anfitrião pois:

• Contribui com a sustentabilidade ambiental local, pois diminui o uso de óleo combustível;
• Cria benefícios sociais relacionados à melhoria das condições de trabalho;
• Aumenta as oportunidades de emprego locais, pois o projeto requer mão de obra adicional;
• Aumenta as oportunidades de trabalho na região, estimulando o manejo sustentável das florestas existentes;
• Contribui para o desenvolvimento de tecnologia e capacidade, uma vez que novos queimadores de forno e especificações de controle de processo devem ser implementados para o novo combustível.

Tipo de projeto: Switching Gas
Registro: CDM
Link do Projeto na UNFCCC: Clique aqui para visualizar a documentação do projeto.
Declaração de Oferta: Clique aqui para visualizar a declaração