fbpx

Substituição do SF6 por SO2 na fábrica de magnésio da Rima Industrial

Substituição do SF6 por SO2 na fábrica de magnésio da Rima Industrial

O objetivo do projeto foi de substituir o Hexafluoreto de Enxofre (SF6), um gás com alto potencial de contribuição com o aquecimento global (GWP), por um gás menos nocivo, o dióxido de enxofre (SO2) na fábrica de magnésio da RIMA INDUSTRIAL.

SF6 foi usado para evitar a oxidação do líquido metal durante a produção e fundição de magnésio metálico produtos e normalmente escapam para a atmosfera. SF6 era considerado um gás não reativo, e é ideal para este tipo de proteção como uma “cobertura” para o magnésio líquido (daí o termo “Gás de cobertura”).

Embora o SO2 não seja um gás causador do efeito estufa, esse gás tem impactos na saúde, portanto, novos e mais recentes recursos ambientais, recursos de segurança e novas tecnologias de controle foram adquiridas pela RIMA, garantindo assim o manuseio seguro do SO2.

O objetivo principal do Projeto RIMA é ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos do Milênio (Nações Unidas, 2008) conforme estabelecido pelas Nações Unidas

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2. Univesalizar a educação primária;
3. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade na infância;
5. Melhorar da saúde materna;
6. Combater o HIV / AIDS, a malária e outras doenças;
7. Assegurar a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento e Contribuir para a preservação ambiental, social e econômica através da redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A estimativa anual de redução das emissões de GEE são de 301.196 de tCO2 equivalentes e o total as reduções totais são de 2.108.374 de tCO2 equivalentes pelo projeto em 7 anos.

Tipo de projeto: Switching Gas
Registro: CDM
Link do Projeto na UNFCCC: Clique aqui para visualizar a documentação do projeto.
Declaração de Oferta: Clique aqui para visualizar a declaração